Criança caiu no poço e foi salva pela Polícia Militar, em Santana do Araguaia

MATERIASITE001FOTO: PMPA

Na tarde desta segunda-feira (15), durante apresentação de uma ocorrência na Delegacia de Polícia Civil do município de Santana do Araguaia, uma equipe da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIPM), foi surpreendida pela chegada de um cidadão em visível estado de desespero. Ele adentrou as dependências da unidade gritando por socorro e informou que uma criança havia caído em um poço, encontrando-se em iminente risco de afogamento.

Diante da gravidade da situação, a guarnição deslocou-se com urgência até o local indicado pelos populares. Ao chegar à residência informada, os policiais constataram que a criança estava dentro do poço, apresentando sinais evidentes de afogamento, exaustão física e grave perigo de morte.

MATERIASITE002FOTO: PMPA

O 2º Sargento França, demonstrando coragem, senso de dever e comprometimento com a vida humana, lançou-se imediatamente ao interior do poço, mesmo ciente dos riscos existentes no local. Enquanto isso, os soldados PM Aragão e Viana localizaram uma corda nas proximidades e, com rapidez e eficiência, improvisaram um equipamento do tipo “cadeirinha” para auxiliar no resgate.


Vale ressaltar que o fundo do poço não possuía estrutura firme e apresentava risco de desabamento, o que aumentava consideravelmente o perigo da ação. Ainda assim, o resgate foi realizado com sucesso.

Após a retirada, tanto a criança quanto o 2º Sargento apresentavam sinais vitais instáveis. Foi solicitado, de imediato, atendimento médico de urgência. Ambos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Santana do Araguaia.

Diante de todos os fatos, fica evidenciado o ato de bravura e abnegação do 2º Sargento Luiz Carlos Alves França, bem como o apoio rápido e eficaz dos demais integrantes da guarnição. Mesmo diante do perigo, a equipe arriscou a própria vida para salvar uma criança, demonstrando elevado profissionalismo, espírito de serviço e compromisso com a sociedade.

“Como a PMPA se empenha ao máximo e sempre está sempre presente na comunidade, acaba atuando e assumindo responsabilidades que não são suas para atender às necessidades da população, como nesse caso de salvamento. Os policiais militares vinham de uma comunidade distante para realizar uma apresentação na Delegacia mas, ao serem acionados pela mãe da criança, não mediram esforços para salvar uma vida”, frisou o comandante da 30ª CIPM, Capitão Campos.

WhatsApp Image 2025 12 16 at 15.35.22

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.