PMPA apreende mais de 10kg de entorpecente, no Baixo Amazonas

A 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), é um exemplo de dedicação e eficiência no combate a crimes e delitos no oeste do Pará, com ênfase na Região do Baixo Amazonas. Com ações estratégicas e corajosas, essa unidade tem desempenhado um papel fundamental na luta contra o tráfico de drogas, contribuindo para a segurança e a tranquilidade das comunidades locais.

Nesta terça-feira (13), equipes da unidade realizaram a apreensão de 10kg de entorpecentes dentro de uma embarcação, no município de Juruti, no baixo Amazonas. Por intermédio de informações fornecidas pelo Serviço de Inteligência do CPR I, a guarnição obteve conhecimento de que um criminoso estaria realizando o transporte de substâncias ilícitas a bordo da embarcação denominada ANA KAROLINE II.

Foi realizada a busca pessoal na área do Porto DENIT e após o desembarque dos suspeitos, procedeu-se a busca pessoal e vistoria nas bagagens de alguns indivíduos ali presentes. Entre os abordados, encontrava-se um suspeito que transportava duas botijas de gás para ar-condicionado, bem como uma mala.

Durante a averiguação preliminar, foram identificados indícios de que no interior das botijas poderia haver material ilícito. Em razão da impossibilidade técnica de abertura das botijas no local da abordagem, tornou-se necessária a condução das mesmas até uma serralheria mais próxima.
389968b9 4a48 41a8 965a f33946a8a116

Após a abertura, constatou-se que cada botija continha cinco tabletes de skank, totalizando dez tabletes de substância com peso total de 10 kg e 580 g e foi apreendido ainda um aparelho celular. Segundo a declaração do traficante, a substância teria como destino final o município de Juruti, onde posteriormente outra pessoa iria recebê-la, alegando ainda desconhecimento acerca da identidade do receptor.

Desta forma, diante do flagrante, foram adotados os procedimentos legais cabíveis, com a apreensão do material ilícito, dos objetos relacionados e a apresentação da ocorrência à autoridade competente.

O comandante da 28ª CIPM, capitão Cássio, falou sobre as estratégias preventivas para coibir o tráfico interestadual em Juruti. "O policiamento é estrategicamente planejado e direcionado, fundamentando-se em dados estatísticos, informações de inteligência e colaboração com a comunidade, órgãos estaduais e municipais. O plano de ação prioriza o combate ao tráfico de entorpecentes, tanto em âmbito nacional quanto internacional, considerando a utilização dos rios Rio Negro e Amazonas como rotas de transporte ilícito", esclareceu o Oficial da PM.

WhatsApp Image 2026 01 13 at 13.36.43FOTO: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.