O mês de janeiro de 2026 encerrou com um marco importante para a segurança pública no Estado do Pará. De acordo com dados do Sistema de Informações e Análises Criminais (SIAC), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foram registrados 152 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), o menor número da série histórica, entre todos os meses de janeiro, desde 2010. O dado representa uma queda expressiva quando comparado a períodos anteriores em que o estado enfrentava altos índices de violência.
FOTO: ASCOM PM
Para se ter uma ideia da evolução positiva, em janeiro de 2018 foram registrados 404 homicídios e, em 2017, o número foi de 402 — patamares alarmantes que colocavam o Pará entre os estados mais violentos do país. Desde então, uma série de políticas públicas, investimentos em inteligência e o fortalecimento do policiamento ostensivo vêm promovendo resultados cada vez mais positivos para a população.
FOTO: ASCOM PM
A sensação de segurança é confirmada pelo estudante Cézar Marcelo, de 21 anos: “Tenho a impressão de que desde o ano passado para cá, essa prontidão da Polícia Militar aumentou mais ainda e em todos os horários do dia. Isso nos dá mais segurança para trafegar nas ruas”, garante o jovem, que é morador do bairro do Tapanã.
FOTO: ASCOM PM
A redução dos CVLIs é reflexo direto da atuação integrada dos órgãos de segurança pública e dentro desse contexto, a PMPA tem tido papel fundamental, com operações constantes, reforço de efetivo nas ruas e ações coordenadas com as demais forças de segurança estaduais e federais.
FOTO: ASCOM PM
Operações ostensivas e preventivas ao longo de todo o dia, coordenadas pelo Departamento Geral de Operações como “Contraturno", "Polícia Mais Forte", entre outras iniciativas de ocupação e saturação de áreas sensíveis, têm garantido maior presença das forças de segurança nos locais com histórico de criminalidade, inibindo e reduzindo os índices de violência.
FOTO: ASCOM PM
O resultado histórico de janeiro é mais do que uma estatística: representa vidas preservadas, sensação de segurança ampliada e avanço concreto no combate à violência no Pará. A PMPA segue comprometida em manter o trabalho integrado, proativo e estratégico para garantir que o estado continue colhendo frutos positivos na proteção das pessoas.
FOTO: PMPA
FOTO: ASCOM PM
“Esse resultado não é fruto do acaso. É a soma de planejamento, estratégia, dedicação e, acima de tudo, do compromisso diário dos nossos policiais militares que estão nas ruas, nos batalhões e nas operações em todo o estado. A redução dos CVLIs representa vidas preservadas, famílias protegidas e comunidades mais tranquilas. Seguiremos integrados com os demais órgãos de segurança pública, ampliando nossa presença nas ruas e fortalecendo a confiança da população”, assegurou o Comandante-geral da PM, Coronel Neves.
FOTO: ASCOM PM