A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Missões Especiais (CME), realizou, nesta segunda-feira (6), cerimônia alusiva à inauguração do 3° Canil Setorial na cidade de Marabá, representando um importante avanço para o fortalecimento das ações de segurança pública na região sudeste do Estado.
Localizado no anexo das instalações do 1º Batalhão de Missões Especiais (3° BME), as novas instalações possuem capacidade para abrigar quatro cães policiais, sendo esta uma estrutura inédita na unidade, já que anteriormente não existia um espaço próprio destinado a esse tipo de atividade especializada.
Considerado uma referência no país em detecção de entorpecentes, o policiamento com cães é essencial no combate ao narcotráfico e em operações de busca e captura. Além disso, a unidade atua como segundo e terceiro esforço aos batalhões de área.

O Canil Setorial terá atuação estratégica no apoio às operações dos Comandos de Policiamento Regional II (CPR II) - com sede em Marabá; CPR IV - em Parauapebas; e CPR IV em Tucuruí, abrangendo um total de 22 municípios, reforçando significativamente o combate à criminalidade e às organizações criminosas na região.
“Receber o Canil Setorial em Marabá é uma grande conquista para o 1° BME. Essa estrutura fortalece nossas ações e traz mais segurança para a população da região”, assegura o Tenente-Coronel Aquino, comandante da unidade.

Os cães policiais vinculados ao 1º BME são especializados no faro de entorpecentes e explosivos, ampliando a eficiência das ações operacionais, especialmente em ocorrências de grande complexidade, operações de saturação, abordagens táticas e missões especiais.

A estrutura do canil dispõe de quatro baias individuais, solário e área destinada ao treinamento, garantindo melhores condições de trabalho, bem-estar animal e aprimoramento contínuo da tropa e dos binômios K9.

“A criação do Canil Setorial do 1º BME em Marabá representa mais um passo firme da Polícia Militar do Pará no fortalecimento de suas capacidades operacionais e na modernização de seus recursos estratégicos. Nossos cães policiais darão suporte no combate ao crime, especialmente em situações que exigem precisão, técnica e resposta rápida”, avalia o Coronel Neves, Comandante-Geral da PMPA.