Na manhã desta sexta-feira (9), policiais militares do 50° Pelotão, vinculado à 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), apreenderam mais de 12 quilos de drogas no município de Garrafão do Norte, na região nordeste do Pará. O material entorpecente estava camuflado dentro de sacolas de carvão para tentar despistar os agentes, que haviam sido informados sobre o transporte do produto por meio de denúncia anônima.
A denúncia indicava que o entorpecente teria como destino os municípios de Capitão Poço e São Miguel do Guamá. Diante das informações, os militares intensificaram o patrulhamento e repassaram o alerta às guarnições das cidades vizinhas. Por volta das 10h45, uma nova informação levou os agentes até um barraco localizado no Morro do Gurupilândia, onde foi feita uma varredura minuciosa.
No local, a equipe encontrou um saco de carvão com 14 tabletes de maconha prensada, totalizando 12,834 kg da substância ilícita. Também foram localizadas duas motocicletas, uma delas parcialmente desmontada, possivelmente utilizadas no apoio logístico ao tráfico. Ninguém foi encontrado no imóvel, e a suspeita é que os responsáveis tenham fugido ao perceber a chegada dos policiais.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A ação é parte das estratégias adotadas pela 10ª CIPM para desarticular o tráfico de drogas na região, com base em inteligência e no fortalecimento do policiamento ostensivo.
A atuação do 50° Pelotão evidencia o compromisso da Polícia Militar do Pará em combater o crime organizado e impedir que substâncias ilícitas circulem pelas cidades do interior do Estado, promovendo mais segurança à população.