
A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), reforçou a segurança nos tradicionais blocos de Vigia de Nazaré, um dos principais destinos do Carnaval paraense. Mais de 160 policiais militares por dia trabalham para garantir a segurança dos foliões que se reúnem para celebrar o Carnaval na cidade.
Os blocos "As Virgienses", "Os Cabraçudos" e a "Gaiola das Loucas", são uma parte importante da festa e atraem milhares de pessoas de todos os públicos e idades. As Virgienses, o maior bloco da cidade, é formado por homens vestidos de mulher e é conhecido pelas fantasias elaboradas e pela participação familiar. Já Os Cabraçudos são mulheres que se fantasiam de homens para brincar com os estereótipos e manter viva a tradição. A Gaiola das Loucas, criada em 1991, é conhecida pelas fantasias luxuosas e coloridas.

"Não existe Carnaval em Vigia se não tiver diversão com diversidade, danças e brincadeiras. E se não for para sair fantasiada, a galera nem vai. Desde as crianças até o vovô, a vovó, todo mundo tem que sair com a cara do carnaval", afirmou o professor Laerte Lima, integrante do bloco "As Vigienses".
Para garantir a segurança, a PMPA estabeleceu pontos estratégicos de policiamento e observação em toda a cidade, desde a concentração, ao longo do percurso da folia, até a dispersão. O Centro de Monitoramento, equipado com câmeras instaladas nesses pontos, auxilia na segurança, na manutenção da ordem e na promoção da tranquilidade para a população.

"Até o momento, o evento tem sido bastante movimentado e, graças à atuação da Polícia Militar, não foram registradas ocorrências de grande relevância", afirmou o Major Pinheiro, comandante da 3ª CIPM. A presença ostensiva da Polícia Militar é fundamental para manter a sensação de segurança para todos os participantes do Carnaval de Vigia.