Nesta sexta-feira (20), foi realizada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SEGUP, no bairro do Marco, em Belém, por meio da Corregedoria-Geral da PM uma capacitação voltada ao uso do PPE (Processo Policial Eletrônico), sistema digital desenvolvido pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para modernizar e padronizar a tramitação de procedimentos policiais no Brasil, reunindo Oficiais e Praças da Corregedoria para uma atualização técnica sobre a ferramenta.
A instrução ministrada apresentou as funcionalidades do Sistema, esclareceu dúvidas operacionais e destacou a importância da correta alimentação de dados para garantir maior eficiência, transparência e celeridade na tramitação dos Boletins de Ocorrência registrados.
Durante a capacitação, os participantes receberam orientações práticas sobre cadastro de ocorrências, inserção de documentos, tramitação eletrônica de processos e acompanhamento de prazos. O treinamento também abordou boas práticas no uso da plataforma, reforçando a padronização de procedimentos e a segurança das informações.
Segundo o primeiro-tenente Symont, o Processo Policial Eletrônico representa um avanço significativo na modernização da gestão documental. “O PPE proporciona maior controle, rastreabilidade e agilidade aos processos, além de reduzir o uso de papel e otimizar o tempo de resposta das demandas internas”, destacou.
De acordo com o Corregedor-geral, Coronel Fábio Lobo, a iniciativa integra o cronograma de qualificação contínua da Corregedoria, visando aprimorar a atuação dos militares e fortalecer a eficiência administrativa da instituição. “Esta ferramenta permitirá, pela primeira vez, a automatização abrangente do tratamento de todas as demandas recebidas pela corregedoria, incluindo denúncias, e-mails, informações do Ministério Público e boletins de ocorrência. Todas as solicitações externas que exigem a atuação da corregedoria serão integradas à plataforma”, avalia o Oficial superior.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA