PM conclui VI Curso Básico de Inteligência

A Polícia Militar realizou na tarde desta terça-feira (3) a formatura dos 37 concluintes do VI Curso Básico de Inteligência, no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Parque Verde, em Belém. As instruções foram marcadas pelo aperfeiçoamento técnico, a troca de experiências e o estreitamento de laços entre instituições de âmbito federal e estadual.

O curso garantiu a amplificação da rede de colaboradores, que poderão de maneira ágil, estratégica e técnica produzir conhecimento para a tomada de decisões dos gestores, a fim de prevenir problemas sociais, reprimir a criminalidade e combater o crime organizado, além de estimular ações especializadas voltadas para produção, difusão e proteção do conhecimento.

O curso básico de inteligência foi realizado no período de 20 a 30 de outubro, com carga horária de 80 horas. Além dos militares da PM e das Forças Armadas, profissionais do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) e integrantes dos Núcleos Regionais de Inteligência também participaram do curso.

A soldado da Polícia Militar, Thamirys Ribeiro, concluiu o curso com aproveitamento, e avaliou como positivas as instruções. ‘’O curso foi proveitoso tanto na parte teórica, que é relacionada ao conhecimento básico sobre inteligência, quanto na parte prática, onde nós tivemos oportunidade de exercitar o reconhecimento, a busca e coleta de dados e o acompanhamento de alvo’s’, explicou a militar.

O chefe do Centro de Inteligência da PM (CInt), Coronel Altino Ranieri, foi o responsável pela coordenação-geral da capacitação. O oficial comentou que, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no mês de outubro, o Pará teve a maior redução da violência no Brasil, que foi de 25,1%. De acordo com o militar, os números são reflexos dos investimentos do Governo do estado na segurança pública, na qual está incluída a Atividade de Inteligência.

Na ocasião, o Coronel Altino Ranieri comemorou o estreitamento dos laços com outras instituições. ‘’É com a cooperação mútua entre as instituições parceiras, que alcançaremos um trabalho eficiente no combate à violência e ao crime organizado’’, disse.

O Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel Ronald Botelho, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, parabenizou o empenho dos concluintes e destacou a importância do conhecimento adquirido durante as instruções. ‘’O profissional dessa área precisa estar sempre em busca de compreender as oportunidades e as ameaças relacionadas ao ambiente organizacional, bem como pensar nas medidas relacionadas ao processo de tomada de decisões por parte dos gestores visando sempre o melhor cumprimento das missões institucionais’’, concluiu o oficial.

IMG 9866Fotos: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 9887Fotos: Rebeca Rocha - VC PM