Projeto de escola Cívico-Militar vence etapa estadual de concurso nacional de educação

 

WhatsApp Image 2020 11 07 at 15.55.38Divulgação/CPR IIO Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio da comissão do Prêmio Gestão Escolar 2020, divulgou na última quarta-feira (04), o nome das escolas vencedoras da etapa estadual da premiação, que contempla as unidades educacionais selecionadas como referência em gestão. Entre as 74 unidades inscritas para representar o Estado do Pará, a EMEB Ronilton Aridal da Silva Grilo, colégio Cívico-Militar, localizado no município de Canaã dos Carajás, sudeste paraense, foi selecionada como a escola referência no Estado, com o projeto "O jornal escolar como mídia facilitadora da aprendizagem e integração em tempos de pandemia."

As escolas foram avaliadas a partir das ações que foram realizadas para otimizar as práticas educativas, para que os alunos possam entendê-las de maneira clara e objetiva diante dos desafios enfrentados em um período de pandemia. Na próxima fase a representante paraense irá concorrer com outras unidades vitoriosas da região norte. A vencedora desta etapa irá representar a região na grande final nacional da premiação, cujo o anúncio da grande da vencedora nacional ocorrerá em uma cerimônia realizada no próximo dia 20 de dezembro.

A EMEB Ronilton Aridal da Silva Grilo, vitoriosa da seleção estadual, foi fundada em abril de 2019, funciona em período integral e atende, cerca de 650 alunos. A gestão administrativa, educacional e didático-pedagógica funciona com a participação do corpo docente da escola com apoio da Polícia Militar do Pará. A parceria tem gerado bons resultados como o bom desempenho dos alunos em olimpíadas educacionais e a redução dos casos de indisciplinas entre os alunos da escola.

O 2º Tenente Rafael dos Anjos Guimarães, comandante do policiamento no município e coordenador da PM na escola, ressalta que a atuação da PM, em parceria com o corpo docente, tem trazido inúmeros benefícios para os alunos. “O envolvimento do policial com a escola ultrapassou todas as expectativas, não somente na parte cívica, que é prevista na supervisão militar, ele acaba interagindo em questões sociais e até econômicas. Os benefícios disso, são incalculáveis, partindo de um comportamento mais respeitoso apresentado pelos aluno, tanto na escola, quanto em casa, como é relatado por muitos pais e responsáveis. Além disso, são incentivados a participar, buscar conhecimentos e competir. Estamos colhendo bons frutos com a metodologia Cívico-Militar, o mais importante é orientá-los na busca de um futuro melhor para que se tornem cidadãos de bem”, conclui o oficial.

Prêmio de Gestão Escolar 2020
Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar tem como objetivo contemplar projetos eficientes e inovadores de gestão na educação básica das escolas da rede pública de todo país. Nesse período, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos contemplados. Na edição 2020, o Consed afirma que quer dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que as escolas estão lidando com o afastamento social e valorizar a gestão escolar que criou novos formatos para a continuidade da aprendizagem dos seus estudantes.

A edição 2020 conta com apoio de diversas instituições nacionais e internacionais de apoio à educação, como o patrocínio da fundação Itaú para a educação e cultura da UNESCO, além de parcerias com a Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, UNICEF e Univesp. As unidades vencedoras serão premiadas com R$ 5.000, além de seis bolsas de cursos de especialização à distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em 2021, que deverão ser preenchidas pela equipe escolar, incluindo o diretor ou vice-diretor, um coordenador pedagógico e quatro professores.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.