Na capital e no interior do Estado, Polícia Militar reforça segurança das Eleições 2020

A Polícia Militar do Pará vai estar com efetivo reforçado neste fim de semana durante a Operação Eleições 2020, que ocorre em todos os 144 municípios do Estado para a escolha dos representantes municipais deste domingo (15). A partir das 6h deste domingo, serão empregados mais de 7.500 policiais militares, com suporte de aproximadamente 2.700 viaturas quatro rodas, 560 motocicletas, embarcações do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) e aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

O objetivo da Operação Eleições 2020, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Segup), é proporcionar tranquilidade aos eleitores durante e após a votação e apuração dos votos, e garantir que o processo eleitoral ocorra em conformidade com a legislação.

De acordo com o Chefe do Departamento-Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Pedro Paulo Celso, as novidades desse ano são os 13 Centros de Comando e Controle, estruturados em 13 municípios-polo do Estado, tendo como princípio a integração das diversas forças de segurança pública, nos âmbitos estadual, federal e municipal, buscando gerenciar possíveis problemas dessa ordem. “A resolutividade desses problemas está extremamente direcionada ao sucesso do pleito. É importante frisar que aqui na capital também teremos os Centros de Comando e Controle, tanto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quanto na Segup, de onde nós estaremos avaliando tudo que ocorre no estado durante o pleito eleitoral de domingo”, informou o coronel Pedro.

Ainda de acordo com ele, denúncias de quaisquer tipos de crimes eleitorais podem ser realizadas diretamente com os policiais militares de serviço, ou pelos números 190 ou 181 (denúncia anônima), se possível, acompanhadas de provas, como por exemplo, vídeos.

WhatsApp Image 2020 11 14 at 12.02.22 1