Entrega de Medalhas e troféus aos vencedores marcam encerramento do Concurso hípico “Coronel Fontoura”

1631380055767Fotos: Renata Costa - SD PM

| O Concurso Hípico “Coronel Fontoura” é realizado desde 1987 e é um dos eventos mais tradicionais no mês de aniversário da Polícia Militar do Pará.

Primeiro evento alusivo aos 203 anos da Polícia Militar do Pará, o 33° Concurso Hípico “Coronel Fontoura” terminou neste sábado (11) com a premiação dos primeiros colocados das cinco provas disputadas. O evento aberto ao público reuniu dezenas de pessoas e fez parte das comemorações dos 203 anos da Polícia Militar do Pará.

As provas iniciaram na sexta-feira, com três provas de salto, divididas nas categorias iniciante (obstáculos com 70 cm de altura), intermediário (obstáculos com 90 cm de altura) e principal (obstáculos com 1m de altura). Trinta competidores, ao todo, concorrem nos dois dias, representando o Regimento de Polícia Montada, a Corregedoria-Geral e o Centro de Veteranos e Pensionistas, todos da Polícia Militar do Pará, com participação, também, da Polícia Militar do Piauí e duas escolas de equitação civil. No segundo dia de competição, foram realizadas cinco provas: principal, intermediária, iniciante, escola (obstáculos com 40 cm de altura) e pré-escola (obstáculos ao chão, somente para crianças).

IMG 3916Fotos: Renata Costa - SD PM

"Nós ficamos muito felizes de poder, após o momento mais crítico da pandemia, estar retomando essas atividades e confraternizando com toda a comunidade civil que pratica o hipismo. É uma competição muito saudável, que faz com que os nossos policiais possam estar praticando para aprimorar as atividades do policiamento", pontuou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, que esteve presente no segundo dia do evento acompanhado do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho. Além deles, também estiveram presentes coronéis da ativa e da reserva remunerada da PM.

1631380055585Fotos: Renata Costa - SD PM

Premiações
Como ocorre tradicionalmente no concurso hípico “Coronel Fontoura”, os três primeiros colocados de cada prova receberam medalhas e troféus personalizados do evento. Para o vencedor da prova “Intermediária - categoria civil”, Daniel Godói, 17 anos, foi uma alegria ter subido ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez. “Eu fico muito feliz com a vitória. Participar de uma competição da PM é diferente, a formalidade, as cerimônias são interessantes e é muito bom poder ter esse convívio com a Polícia”, pontuou o representante da hípica Vitória.

1631380055633Fotos: Renata Costa - SD PM

Diferente de Daniel, o 2º sargento Valdir Santos, lotado no Centro de Reabilitação da PM, já acumula vitórias em competições hípicas, tendo conquistado um campeonato paraense e um vice-campeonato “Norte e Nordeste”. Ele foi o primeiro colocado na prova “Intermediária - categoria militar” e comemorou a vitória. “Só de competir, já vale a pena, estou me sentindo uma criança. Enquanto eu tiver forças, estarei disputando”, comentou o sargento de 51 anos.

Após as premiações finais, o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Rodrigo Tanner, comemorou a realização do evento. "O Concurso Hípico foi um sucesso, como em todos os anos. O torneio foi o termômetro da retomada, depois de um ano difícil que nós tivemos no ano passado, e esperamos sempre melhorar a nossa competição", destacou o comandante da unidade, que agradeceu o apoio de toda a organização e apoiadores, a exemplo do Corpo Militar de Saúde e da Banda de Música da PM.

1631380055749Fotos: Renata Costa - SD PM

Homenagem
Durante a competição, o Regimento de Polícia Montada fez uma homenagem ao coronel Faustino Antônio Gonçalves Neto, antigo comandante-geral da PMPA, falecido no ano passado. Ele foi um dos idealizadores do concurso hípico e também comandou o Regimento de Polícia Montada. As filhas do coronel Faustino receberam das mãos do comandante-geral um buquê de flores como reconhecimento da corporação ao pai. O coronel Antônio Cronemberg, co-fundador do concurso hípico ao lado do coronel Faustino, discursou em homenagem ao oficial, que dá nome à pista de salto do RPMont.

1631380055690Fotos: Renata Costa - SD PM
A Cavalaria na PMPA
O Regimento de Polícia Montada “Cassulo de Melo" foi criado em 1817 e é mais antigo que a própria corporação, fundada em 1818. Hoje o RPMont conta com um efetivo de 119 homens, atuando nas atividades administrativas e operacionais, e 50 equinos, empenhados no serviço operacional e na equoterapia, um programa do Centro de Reabilitação da PMPA, que auxilia na recuperação de pacientes com problemas neurológicos e com lesão motora.